quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Produção de fantoches com a 2º fase “D” (E.E. Antonio Ometto) para desenvolvimento da oralidade e escrita

O objetivo foi mostrar técnicas de confecção de fantoches a partir de caixas tetra pak sendo que as características de cada personagem/fantoche escolhido por cada aluno (a) foi feita com E.V.A, lã e barbante esses foram utilizados como recursos pedagógicos para o desenvolvimento da oralidade e escrita, pois os alunos(as) produziram seus  textos em grupo  e  encenaram a narrativa para todos os colegas da turma (anteriormente tinham sido trabalhados os elementos de uma narrativa pela professora).
A atividade foi muito atrativa, pois desenvolveu a criatividade, o interesse pela oralidade e escrita, bem como a interação entre os alunos. Paulo Freire (Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.  22ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002)vem ao encontro do papel do professor na aprendizagem das crianças ao afirmar que “saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Ou seja, o professor pode ter um meio, através do lúdico de proporcionar essa construção e/ou produção do conhecimento pelas crianças. Portanto, com a realização dessa atividade busquei criar condições de construção da oralidade e escrita utilizando-se da ludicidade como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.






PROFESSORA MARINDIA BECKER



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