Produção de fantoches com a 2º fase “D” (E.E. Antonio
Ometto) para desenvolvimento da oralidade e escrita
O objetivo foi mostrar técnicas de confecção de fantoches a partir de
caixas tetra pak sendo que as características de cada personagem/fantoche
escolhido por cada aluno (a) foi feita com E.V.A, lã e barbante esses foram
utilizados como recursos pedagógicos para o desenvolvimento da oralidade e
escrita, pois os alunos(as) produziram seus textos em grupo e encenaram a narrativa para todos os colegas da
turma (anteriormente tinham sido trabalhados os elementos de uma narrativa pela
professora).
A atividade foi muito atrativa, pois desenvolveu a criatividade, o
interesse pela oralidade e escrita, bem como a interação entre os alunos. Paulo
Freire
(Pedagogia da
autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 22ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002)vem ao encontro do papel do professor na
aprendizagem das crianças ao afirmar que “saber que ensinar não é transferir
conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua
construção.” Ou seja, o professor pode ter um meio, através do lúdico de
proporcionar essa construção e/ou produção do conhecimento pelas crianças. Portanto,
com a realização dessa atividade busquei criar condições de construção da
oralidade e escrita utilizando-se da ludicidade como ferramenta no processo de
ensino e aprendizagem.
PROFESSORA MARINDIA BECKER
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