segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto de leitura: Ler é viver a leitura.

Projeto de leitura: Ler é viver a leitura
Coordenadoras do projeto: Simone Aparecida da Silva

INTRODUÇÃO
Compreendendo a necessidade certe que uma vida literária ativa saudável, pode ser responsável por uma verdadeira revolução em nossos hábitos e em nossa organização social evidenciando, que leituras são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. Instrumentos necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea. Foi elaborado um projeto de leitura para que este seja aliado de todos na comunidade escolar que se une por um único objetivo “ler”, pois hoje a leitura no ambiente de uma Biblioteca Escolar está caindo no esquecimento está perdendo o lugar para a informatização internet.Em nossa escola já foi realizado um projeto de leitura no ano de 2008 o mesmo teve êxito e muito bons resultados, então é preciso reviver o mesmo objetivando e resgatando o sentido, as vontades das pessoas pela leitura no âmbito escolar surgindo então os fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida

JUSTIFICATIVA
A escola hoje pode se dizer que está ao redor de muitas tecnologias, em um momento que tudo é informatizado, percebemos que o espaço de uma biblioteca Escolar tornou­-se pouco usual. Por isso é importante os alunos ler que esta prática o conduza a redescobrir o prazer pela leitura de forma que todos tenham um conhecimento coletivo do que significa uma Biblioteca Escolar e que leitura é qualidade de vida.
A comunidade escolar tem necessidade de elaborar um projeto que atenda e incentive os alunos dando suporte, como ferramentas de pesquisa, informação e aplicação pedagógica.
A proposta será levada adiante e posta em prática. O projeto que é de extrema necessidade educacional e cultural escolar com a ajuda da comunidade escolar.
Dessa forma, conseguiremos direcionar a leitura aos alunos fazendo com que os livros circulem no meio escolar.

OBJETIVO

Objetivo geral: tornar a biblioteca um ambiente que realmente seja utilizado pelos alunos almejando o conhecimento literário dos escritores e acervos da biblioteca escolar.
Objetivo específico: mostrar ao aluno que a pratica da leitura é importante para um bom desenvolvimento escolar Desenvolver o convívio social, raciocínio lógico e a ter um diálogo literário desenvolvendo assim um bom gosto pela leitura e uma melhor escrita e interpretação. Incentivar a dramatização de histórias literárias com os leitores mostrando que podemos dar vida as leituras.

METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido em três etapas1ª, 2ª, e 3ª.
1ª etapa: o trabalho será realizado com os alunos das 1ª 2ª e 3ª fases de forma que a biblioteca vá até o aluno dentro da sala de aula, com ajuda e compreensão do professor que estiver em sala. Os estudantes escolherão livros de literatura classificados por idade e/ ou escolaridade, depois de todos os livros lidos contarão as histórias em sala e escolhendo juntamente com o professor a melhor historia para ser representada, de forma que isto seja feito com todas as turmas.
A encenação acontecerá na hora cívica divididas por salas 1ª hora cívica todas as 1ª fases seguindo então com2ªe 3ª fases. Nestes dias uma mesa julgadora ira dar nota de 0 a 10 a todas as turmas. Ao término de todas as apresentações será escolhido uma turma de cada fase de cada período que melhor encenou, através da pontuação que os julgadores deram, estas três turmas serão classificadas em 1º lugar com 50 mil pontos 2º 40 mil e 3º lugar com 30 mil pontos. Estes pontos valerão para o dia da Gincana Estudantil.
Das três turmas de cada período a mesa julgadora verá a que recebeu maior nota no matutino e no vespertino esses serão os vencedores. Cada turma ganhará uma tarde sorvete um momento de descontração assistindo a um filme de suas escolhas. No entanto, estes só receberão as premiações ao completar todas as etapas do projeto.
2ª etapa: o vencedor proporcionará momentos de prazer e alegria a outras crianças sendo estas crianças estudantes da Creche Municipal Criança Feliz mostrando a arte e a cultura de fazer e contar histórias isso com ajuda do professor que estiver em sala para acompanhá-los e ajudar o incentivador do projeto a fazer e acontecer com ordem e disciplina, levando assim o nome da Escola Estadual Antônio Ometto para outras instituições de ensino.
3ª etapa: os alunos irão ensaiar muito para participar da Mostra de Conhecimento da Escola Estadual Antônio Ometto mostrando a todos como ler é proveitoso e que ler é viver a leitura.

RESULTADOS ESPERADOS
Espera- se deste projeto que todos os alunos da escola desenvolvam melhor a leitura literária aprendendo o seu valor e tornando o espaço da Biblioteca mais usual por todos na comunidade escolar.

PROJETO - VALORES. NÃO TEM PREÇO.

VALORES. NÃO TEM PREÇO.
Idealizado por: Karla Fantinell
“A alma é uma borboleta...
Há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metomorfose...”
Rubem Alves.
APRESENTAÇÃO

O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação a vida pessoal e coletiva, para que ocorra uma convivência igualitária de plenitude e dignidade dentro das sociedades.
Esse projeto pedagógico busca, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Acreditamos que a valorização da família, da amizade e da escola sejam pré-requisitos indispensáveis nesse processo, posto que a formação de valores se origina e se consolida verdadeiramente nesses ambientes de convivência.
O art.3º da Constituição Federal diz que: construir uma sociedade livre, justa e igualitária; garantir o desenvolvimento nacional;erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Esses são fundamentos que cabe a escola transmitir e refletir com toda sua comunidade escolar, são direitos e deveres garantidos pela democracia.
JUSTIFICATIVA

O PCN Apresentação dos Temas Transversais e Ética volume 8 afirma: “... a reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas devem fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania.”(p.32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto.
Há vários projetos de cidadania registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência, desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas devem levar a sério a sua missão de participarem na construção da cidadania dos educandos.
A escola não pode ser omissa do seu compromisso social e de transformação da sociedade.
OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS
- Resgatar os princípios da convivência sociofamiliar e comunitária;
- Compreender os conceitos de respeito, justiça, dialogo e solidariedade;
- Valorizar e conhecer as transformações do corpo e da mente
- Conhecer e respeitar o direito de cada pessoa humana;

OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Valorizar a família e as relações de amizade, revendo o ciclo de vida dos seres humanos e os tipos diferentes de família existentes na sociedade contemporânea.
- Refletir sobre a responsabilidade do futuro e o que é realmente importante para sua vida.
- Adotar atitudes de respeito e solidariedade pelas diferenças entre as pessoas;
- Compreender os direitos e deveres do ser humano, respeitando as normas e regras que fazer parte do ambiente escolar;
- Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer as transformações do seu corpo, valorizar e cuidar da sua saúde e mente;
- Regatar o respeito e a auto-estima identificando e expressando seus sentimentos;
- Respeitar as diversas manifestações da sociedade brasileira;
- Sensibilizar os educandos dos problemas recorrentes do preconceito e da discriminação.
METODOLOGIA
O projeto será realizado durante todo o ano de 2010, com a participação efetiva de todos os professores e alunos desta unidade escolar.
serão utilizados diversos recursos no decorrer de cada etapa deste projeto como: as tecnologias (computadores, data show) com vídeos e slides, textos, cartazes, dramatizações, questionamentos, entrevistas, dinâmicas e brincadeiras, pesquisa na internet e na biblioteca, promover debates com uma ou mais turmas. Usar de varias formas as didáticas para alcançar os objetivos expostos neste projeto.
RESULTADO ESPERADO

Espera-se que o aluno seja capaz de ter atitudes de responsabilidade, respeito, solidariedade em relação a si próprio, a sua família e a sua comunidade escolar. Que saiba buscar o diálogo para o entendimento do outro sem agressões, preconceitos ou discriminações. Construindo uma imagem positiva de si mesmo, o respeito próprio pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida, assumindo posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação no âmbito da sociedade.
Que conheça os seus direitos e deveres de cidadão e ser humano, que siga e os divulgue em nome da pluralidade cultural brasileira e mundial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

- PCNs: apresentação dos Temas Transversais.Secretaria de Educação Fundamental,Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.

- PCNs: Meio Ambiente e Saúde Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.

- PCNs: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.

sexta-feira, 26 de março de 2010

Mutirão de limpeza nos canteiros

No dia 25/03/2010 - Alunos da 2ª fase C do período matutino, juntamente com a Professora Ana Maria Wielevski de Ciências Naturais, realizam mutirão de limpeza nos canteiros de flores e nas manilhas onde estão plantadas as mudas de "Oiti" em frente a Escola.









segunda-feira, 22 de março de 2010

História da Escola!

A história da Escola Antonio Ometto se funde a construção do novo município sendo a mesma construída pelo grupo Ometto e sócios proprietários da Colonizadora Cachimbo, a escola tinha por finalidade atender a demanda de alunos filhos de funcionários da colonizadora e incrementar a venda de lotes e ainda criar a cidade.


Dr. Hermínio Ometto nomeou a escola em homenagem ao seu avô Antonio Ometto que veio da Itália em 1887, sendo seu primeiro filho nascido no Brasil José Ometto, pai de Hermínio Ometto, onde fixaram residência na cidade de Araras no Estado de São Paulo. Antonio Ometto e sua família trabalharam nas fazendas de Café trazendo o restante da família para o Brasil. Antonio Ometto morreu em 1901 após 14 anos no Brasil. Em memória o seu Avô Dr. Hermínio Ometto homenageia dando o seu nome a 1ª Escola do Município de Matupá.

A escola foi criada em 06 de agosto de 1984 conforme decreto nº. 810/84 denominando-se Escola Estadual de 1º grau Antonio Ometto. Tendo o seu primeiro dia de aula em 12 de fevereiro de 1985 sobre a direção da professora Mirian de Fátima atendendo do Pré-escolar ao 1º ano do então 2º Grau, com 35 alunos distribuídos em todas as séries, durante o ano, as famílias foram chegando, a escola ficou iluminada de sorrisos infanto-juvenis. Sempre faltavam carteiras, a cada dia chegavam transferências os moradores de Peixoto de Azevedo que traziam seus filhos dos Estados de onde provinham para estudar em Matupá.

No decorrer do ano a Escola realiza vários eventos para a comunidade escolar, encerrando o ano de 1985 com a formatura do ensino fundamental.


Nos anos seguintes a escola passa a funcionar com ensino médio. Em 1987 assume a direção da escola Irmã Editha, naquela época Matupá era distrito de Guarantã do Norte, que por sua vez pertencia a Comarca de Colider, cidade sede da Delegacia Regional de Educação e Cultura Órgão responsável por todo o gerenciamento das escolas Estaduais, todo o material didático pedagógico inclusive o pagamento dos professores, vinham através deste órgão e a Irmã Editha e professor Mario Paludetto se deslocavam até Colider para busca-lo.

. No ano de 1988 se forma a primeira turma do Magistério e nesse mesmo ano a escola foi aclamada campeã geral do Vale do Teles Pires é importante ressaltar que a escola atendia alunos da 1ª a 4ª série, da 5ª a 8ª série e curso de técnico em contabilidade e magistério em quatro períodos, em 1989 foi construídas as 3 ultimas salas do 3º pavilhão.

O Professor. Jaconias foi diretor da Escola por 2 anos de 1990 a 1991, neste período a escola tinha 53 turmas, alugavam muitos prédios que eram usados como salas anexas para atender a demanda de alunos. Neste mesmo ano foi promovido um bingo de uma D 20 Ford ano 90, foram vendidas 5.500 cartelas e com o dinheiro arrecadado pagou-se todos os prêmios, foram construídas mais 2 salas no 3º pavilhão da escola, e comprada a primeira fanfarra da escola.

Em 1992 assume a direção Senhora Catarina Tavares Diniz a qual juntamente com a superintendência da Seduc e Conselho estadual do MEC viabilizou todos os diplomas que não haviam sido homologados até aquela data. Foram construídas mais duas salas do 3º pavilhão e aquisição de um motor gerador de maior potência que melhorou a qualidade de atendimento dos alunos do período noturno o mesmo doado pelo até então empresário Silval Barbosa.

A Professora Olinta Soares dos Reis exerceu o Cargo de diretora no ano de 1993 no qual foi realizada a reforma e cobertura da quadra poliesportiva.

No ano de 1994 a Professora Placidia Tereza Eidt, assume a direção por um ano e realizando a pintura da Escola, Matupá foi sede dos Jogos Escolares Mato Grossense os mesmos foram realizados na quadra poliesportiva da escola.

Em 1995 o Professor Jaconias de Sousa foi novamente diretor da escola, seu mandato foi apenas por um ano, neste mandato foi elaborado o projeto da construção do muro da escola que só foi construído anos após.

No ano de 1996 assumiu a direção a Professora Maria Alda Antonelli por 2 anos, durante a sua gestão foi implantado o ensino médio não profissionalizante.

Luis Afonso Mallmann assume a direção de Janeiro a Outubro de 1998, o qual organizou a expedição dos certificados do nível médio, e organização de documentos para arquivos e inclusão da família na Escola.

Nesse mesmo ano assume Elo Eidt pelo período de 2 meses, dando continuidade dos trabalhos até o final do ano letivo.

Em 1999 o Município de Matupá optou pela polarização das escolas, onde o Ensino Médio foi desmembrado passando a funcionar na Escola Jardim das Flores.

No ano de 1999 e 2000 assume a direção a Professora Clarice Wenzel Decol, neste período foi construída duas salas de aula ao lado da quadra e o laboratório de informática.

Em 2001 assume a direção a professora Luciene de Lima Veloso em sua gestão foi implantado o projeto Cuida Bem de Mim, com a participação ativa dos pais. Procurando promover a gestão democrática.

A professora Simone Turcatto assume a direção de 2002 a 2005, sua principal ação desse período foi: reforma da escola com biblioteca, sala dos professores e construção de banheiros e sala de vídeo bem como a pintura da escola, deu-se o início o funcionamento do laboratório de informática, neste período a escola ganhou do Governo do Estado em primeiro lugar o prêmio do Projeto Minha Segunda Casa, iniciou a implantação da climatização das salas de aula.

No período de 2006 e 2007 assume a direção a professora Cíntia Cavalcante de Souza nesse biênio aconteceu a 1ª noite cultural, noite de autógrafos do 1° livro publicado pela escola. Implantação do Projeto Beija Flor, realizada a 1ª Feira do Conhecimento, a realização do primeiro Soletrando, o qual recebeu monção de aplauso da Câmara Municipal de vereadores, implantação da Radio na Escola.

Com os eventos realizados foi possível fazer pequenas melhorias no espaço físico da escola.

No biênio (2008 -2009) professora Marindia Becker, criação das Salas de Recurso para atender alunos portadores de necessidades especiais inclusos , reforma geral da Escola e construção de banheiros, calçamento ao redor da escola, ampliação da cozinha escolar, continuação da climatização das salas de aula, implantação da horta pedagógica e continuidade dos demais projetos pedagógicos iniciados nas gestões anteriores. Vai continuar os seus trabalhos por mais dois anos 2010 e 2011.

A Escola Estadual “Antonio Ometto” tem como filosofia o processo formativo para o desenvolvimento pleno do cidadão, inspirada nos princípios de liberdade e democracia e nas idéias de solidariedade humana e igualdade, bem estar social e no respeito à natureza, bem como o seu preparo para o exercício da cidadania.

A nossa missão não é em vão é sagrada, pois nosso exemplo é uma semente deixada em cada coração.

“A historia é uma ciência em construção, a cada dia construímos a nossa história”