segunda-feira, 22 de março de 2010

História da Escola!

A história da Escola Antonio Ometto se funde a construção do novo município sendo a mesma construída pelo grupo Ometto e sócios proprietários da Colonizadora Cachimbo, a escola tinha por finalidade atender a demanda de alunos filhos de funcionários da colonizadora e incrementar a venda de lotes e ainda criar a cidade.


Dr. Hermínio Ometto nomeou a escola em homenagem ao seu avô Antonio Ometto que veio da Itália em 1887, sendo seu primeiro filho nascido no Brasil José Ometto, pai de Hermínio Ometto, onde fixaram residência na cidade de Araras no Estado de São Paulo. Antonio Ometto e sua família trabalharam nas fazendas de Café trazendo o restante da família para o Brasil. Antonio Ometto morreu em 1901 após 14 anos no Brasil. Em memória o seu Avô Dr. Hermínio Ometto homenageia dando o seu nome a 1ª Escola do Município de Matupá.

A escola foi criada em 06 de agosto de 1984 conforme decreto nº. 810/84 denominando-se Escola Estadual de 1º grau Antonio Ometto. Tendo o seu primeiro dia de aula em 12 de fevereiro de 1985 sobre a direção da professora Mirian de Fátima atendendo do Pré-escolar ao 1º ano do então 2º Grau, com 35 alunos distribuídos em todas as séries, durante o ano, as famílias foram chegando, a escola ficou iluminada de sorrisos infanto-juvenis. Sempre faltavam carteiras, a cada dia chegavam transferências os moradores de Peixoto de Azevedo que traziam seus filhos dos Estados de onde provinham para estudar em Matupá.

No decorrer do ano a Escola realiza vários eventos para a comunidade escolar, encerrando o ano de 1985 com a formatura do ensino fundamental.


Nos anos seguintes a escola passa a funcionar com ensino médio. Em 1987 assume a direção da escola Irmã Editha, naquela época Matupá era distrito de Guarantã do Norte, que por sua vez pertencia a Comarca de Colider, cidade sede da Delegacia Regional de Educação e Cultura Órgão responsável por todo o gerenciamento das escolas Estaduais, todo o material didático pedagógico inclusive o pagamento dos professores, vinham através deste órgão e a Irmã Editha e professor Mario Paludetto se deslocavam até Colider para busca-lo.

. No ano de 1988 se forma a primeira turma do Magistério e nesse mesmo ano a escola foi aclamada campeã geral do Vale do Teles Pires é importante ressaltar que a escola atendia alunos da 1ª a 4ª série, da 5ª a 8ª série e curso de técnico em contabilidade e magistério em quatro períodos, em 1989 foi construídas as 3 ultimas salas do 3º pavilhão.

O Professor. Jaconias foi diretor da Escola por 2 anos de 1990 a 1991, neste período a escola tinha 53 turmas, alugavam muitos prédios que eram usados como salas anexas para atender a demanda de alunos. Neste mesmo ano foi promovido um bingo de uma D 20 Ford ano 90, foram vendidas 5.500 cartelas e com o dinheiro arrecadado pagou-se todos os prêmios, foram construídas mais 2 salas no 3º pavilhão da escola, e comprada a primeira fanfarra da escola.

Em 1992 assume a direção Senhora Catarina Tavares Diniz a qual juntamente com a superintendência da Seduc e Conselho estadual do MEC viabilizou todos os diplomas que não haviam sido homologados até aquela data. Foram construídas mais duas salas do 3º pavilhão e aquisição de um motor gerador de maior potência que melhorou a qualidade de atendimento dos alunos do período noturno o mesmo doado pelo até então empresário Silval Barbosa.

A Professora Olinta Soares dos Reis exerceu o Cargo de diretora no ano de 1993 no qual foi realizada a reforma e cobertura da quadra poliesportiva.

No ano de 1994 a Professora Placidia Tereza Eidt, assume a direção por um ano e realizando a pintura da Escola, Matupá foi sede dos Jogos Escolares Mato Grossense os mesmos foram realizados na quadra poliesportiva da escola.

Em 1995 o Professor Jaconias de Sousa foi novamente diretor da escola, seu mandato foi apenas por um ano, neste mandato foi elaborado o projeto da construção do muro da escola que só foi construído anos após.

No ano de 1996 assumiu a direção a Professora Maria Alda Antonelli por 2 anos, durante a sua gestão foi implantado o ensino médio não profissionalizante.

Luis Afonso Mallmann assume a direção de Janeiro a Outubro de 1998, o qual organizou a expedição dos certificados do nível médio, e organização de documentos para arquivos e inclusão da família na Escola.

Nesse mesmo ano assume Elo Eidt pelo período de 2 meses, dando continuidade dos trabalhos até o final do ano letivo.

Em 1999 o Município de Matupá optou pela polarização das escolas, onde o Ensino Médio foi desmembrado passando a funcionar na Escola Jardim das Flores.

No ano de 1999 e 2000 assume a direção a Professora Clarice Wenzel Decol, neste período foi construída duas salas de aula ao lado da quadra e o laboratório de informática.

Em 2001 assume a direção a professora Luciene de Lima Veloso em sua gestão foi implantado o projeto Cuida Bem de Mim, com a participação ativa dos pais. Procurando promover a gestão democrática.

A professora Simone Turcatto assume a direção de 2002 a 2005, sua principal ação desse período foi: reforma da escola com biblioteca, sala dos professores e construção de banheiros e sala de vídeo bem como a pintura da escola, deu-se o início o funcionamento do laboratório de informática, neste período a escola ganhou do Governo do Estado em primeiro lugar o prêmio do Projeto Minha Segunda Casa, iniciou a implantação da climatização das salas de aula.

No período de 2006 e 2007 assume a direção a professora Cíntia Cavalcante de Souza nesse biênio aconteceu a 1ª noite cultural, noite de autógrafos do 1° livro publicado pela escola. Implantação do Projeto Beija Flor, realizada a 1ª Feira do Conhecimento, a realização do primeiro Soletrando, o qual recebeu monção de aplauso da Câmara Municipal de vereadores, implantação da Radio na Escola.

Com os eventos realizados foi possível fazer pequenas melhorias no espaço físico da escola.

No biênio (2008 -2009) professora Marindia Becker, criação das Salas de Recurso para atender alunos portadores de necessidades especiais inclusos , reforma geral da Escola e construção de banheiros, calçamento ao redor da escola, ampliação da cozinha escolar, continuação da climatização das salas de aula, implantação da horta pedagógica e continuidade dos demais projetos pedagógicos iniciados nas gestões anteriores. Vai continuar os seus trabalhos por mais dois anos 2010 e 2011.

A Escola Estadual “Antonio Ometto” tem como filosofia o processo formativo para o desenvolvimento pleno do cidadão, inspirada nos princípios de liberdade e democracia e nas idéias de solidariedade humana e igualdade, bem estar social e no respeito à natureza, bem como o seu preparo para o exercício da cidadania.

A nossa missão não é em vão é sagrada, pois nosso exemplo é uma semente deixada em cada coração.

“A historia é uma ciência em construção, a cada dia construímos a nossa história”

2 comentários:

  1. Parabéns coordenadora do Blog da Escola Catiusa Hintz.

    O Blog da escola está ficando show. Parabéns a todos os projetos aqui postados está aí o resultado do trabalho de cada professor em sala de aula.

    Maríndia Becker _ Diretora

    ResponderExcluir
  2. Gostei, estudei ai em 1988 a 1991, é bom ler uma síntese da história dessa amada escola, na época o diretor era o Jaconias. Parabéns!

    ResponderExcluir