segunda-feira, 29 de março de 2010

Projeto de leitura: Ler é viver a leitura.

Projeto de leitura: Ler é viver a leitura
Coordenadoras do projeto: Simone Aparecida da Silva

INTRODUÇÃO
Compreendendo a necessidade certe que uma vida literária ativa saudável, pode ser responsável por uma verdadeira revolução em nossos hábitos e em nossa organização social evidenciando, que leituras são instrumentos básicos para o ingresso e a participação na sociedade em que vivemos. Instrumentos necessários para a compreensão e a realização da comunicação do homem na sociedade contemporânea. Foi elaborado um projeto de leitura para que este seja aliado de todos na comunidade escolar que se une por um único objetivo “ler”, pois hoje a leitura no ambiente de uma Biblioteca Escolar está caindo no esquecimento está perdendo o lugar para a informatização internet.Em nossa escola já foi realizado um projeto de leitura no ano de 2008 o mesmo teve êxito e muito bons resultados, então é preciso reviver o mesmo objetivando e resgatando o sentido, as vontades das pessoas pela leitura no âmbito escolar surgindo então os fatores que influenciam o aprendizado nos seus diversos momentos da vida

JUSTIFICATIVA
A escola hoje pode se dizer que está ao redor de muitas tecnologias, em um momento que tudo é informatizado, percebemos que o espaço de uma biblioteca Escolar tornou­-se pouco usual. Por isso é importante os alunos ler que esta prática o conduza a redescobrir o prazer pela leitura de forma que todos tenham um conhecimento coletivo do que significa uma Biblioteca Escolar e que leitura é qualidade de vida.
A comunidade escolar tem necessidade de elaborar um projeto que atenda e incentive os alunos dando suporte, como ferramentas de pesquisa, informação e aplicação pedagógica.
A proposta será levada adiante e posta em prática. O projeto que é de extrema necessidade educacional e cultural escolar com a ajuda da comunidade escolar.
Dessa forma, conseguiremos direcionar a leitura aos alunos fazendo com que os livros circulem no meio escolar.

OBJETIVO

Objetivo geral: tornar a biblioteca um ambiente que realmente seja utilizado pelos alunos almejando o conhecimento literário dos escritores e acervos da biblioteca escolar.
Objetivo específico: mostrar ao aluno que a pratica da leitura é importante para um bom desenvolvimento escolar Desenvolver o convívio social, raciocínio lógico e a ter um diálogo literário desenvolvendo assim um bom gosto pela leitura e uma melhor escrita e interpretação. Incentivar a dramatização de histórias literárias com os leitores mostrando que podemos dar vida as leituras.

METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido em três etapas1ª, 2ª, e 3ª.
1ª etapa: o trabalho será realizado com os alunos das 1ª 2ª e 3ª fases de forma que a biblioteca vá até o aluno dentro da sala de aula, com ajuda e compreensão do professor que estiver em sala. Os estudantes escolherão livros de literatura classificados por idade e/ ou escolaridade, depois de todos os livros lidos contarão as histórias em sala e escolhendo juntamente com o professor a melhor historia para ser representada, de forma que isto seja feito com todas as turmas.
A encenação acontecerá na hora cívica divididas por salas 1ª hora cívica todas as 1ª fases seguindo então com2ªe 3ª fases. Nestes dias uma mesa julgadora ira dar nota de 0 a 10 a todas as turmas. Ao término de todas as apresentações será escolhido uma turma de cada fase de cada período que melhor encenou, através da pontuação que os julgadores deram, estas três turmas serão classificadas em 1º lugar com 50 mil pontos 2º 40 mil e 3º lugar com 30 mil pontos. Estes pontos valerão para o dia da Gincana Estudantil.
Das três turmas de cada período a mesa julgadora verá a que recebeu maior nota no matutino e no vespertino esses serão os vencedores. Cada turma ganhará uma tarde sorvete um momento de descontração assistindo a um filme de suas escolhas. No entanto, estes só receberão as premiações ao completar todas as etapas do projeto.
2ª etapa: o vencedor proporcionará momentos de prazer e alegria a outras crianças sendo estas crianças estudantes da Creche Municipal Criança Feliz mostrando a arte e a cultura de fazer e contar histórias isso com ajuda do professor que estiver em sala para acompanhá-los e ajudar o incentivador do projeto a fazer e acontecer com ordem e disciplina, levando assim o nome da Escola Estadual Antônio Ometto para outras instituições de ensino.
3ª etapa: os alunos irão ensaiar muito para participar da Mostra de Conhecimento da Escola Estadual Antônio Ometto mostrando a todos como ler é proveitoso e que ler é viver a leitura.

RESULTADOS ESPERADOS
Espera- se deste projeto que todos os alunos da escola desenvolvam melhor a leitura literária aprendendo o seu valor e tornando o espaço da Biblioteca mais usual por todos na comunidade escolar.

Um comentário: