segunda-feira, 29 de março de 2010

PROJETO - VALORES. NÃO TEM PREÇO.

VALORES. NÃO TEM PREÇO.
Idealizado por: Karla Fantinell
“A alma é uma borboleta...
Há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metomorfose...”
Rubem Alves.
APRESENTAÇÃO

O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação a vida pessoal e coletiva, para que ocorra uma convivência igualitária de plenitude e dignidade dentro das sociedades.
Esse projeto pedagógico busca, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Acreditamos que a valorização da família, da amizade e da escola sejam pré-requisitos indispensáveis nesse processo, posto que a formação de valores se origina e se consolida verdadeiramente nesses ambientes de convivência.
O art.3º da Constituição Federal diz que: construir uma sociedade livre, justa e igualitária; garantir o desenvolvimento nacional;erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Esses são fundamentos que cabe a escola transmitir e refletir com toda sua comunidade escolar, são direitos e deveres garantidos pela democracia.
JUSTIFICATIVA

O PCN Apresentação dos Temas Transversais e Ética volume 8 afirma: “... a reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas devem fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania.”(p.32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto.
Há vários projetos de cidadania registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência, desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas devem levar a sério a sua missão de participarem na construção da cidadania dos educandos.
A escola não pode ser omissa do seu compromisso social e de transformação da sociedade.
OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS
- Resgatar os princípios da convivência sociofamiliar e comunitária;
- Compreender os conceitos de respeito, justiça, dialogo e solidariedade;
- Valorizar e conhecer as transformações do corpo e da mente
- Conhecer e respeitar o direito de cada pessoa humana;

OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Valorizar a família e as relações de amizade, revendo o ciclo de vida dos seres humanos e os tipos diferentes de família existentes na sociedade contemporânea.
- Refletir sobre a responsabilidade do futuro e o que é realmente importante para sua vida.
- Adotar atitudes de respeito e solidariedade pelas diferenças entre as pessoas;
- Compreender os direitos e deveres do ser humano, respeitando as normas e regras que fazer parte do ambiente escolar;
- Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer as transformações do seu corpo, valorizar e cuidar da sua saúde e mente;
- Regatar o respeito e a auto-estima identificando e expressando seus sentimentos;
- Respeitar as diversas manifestações da sociedade brasileira;
- Sensibilizar os educandos dos problemas recorrentes do preconceito e da discriminação.
METODOLOGIA
O projeto será realizado durante todo o ano de 2010, com a participação efetiva de todos os professores e alunos desta unidade escolar.
serão utilizados diversos recursos no decorrer de cada etapa deste projeto como: as tecnologias (computadores, data show) com vídeos e slides, textos, cartazes, dramatizações, questionamentos, entrevistas, dinâmicas e brincadeiras, pesquisa na internet e na biblioteca, promover debates com uma ou mais turmas. Usar de varias formas as didáticas para alcançar os objetivos expostos neste projeto.
RESULTADO ESPERADO

Espera-se que o aluno seja capaz de ter atitudes de responsabilidade, respeito, solidariedade em relação a si próprio, a sua família e a sua comunidade escolar. Que saiba buscar o diálogo para o entendimento do outro sem agressões, preconceitos ou discriminações. Construindo uma imagem positiva de si mesmo, o respeito próprio pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida, assumindo posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação no âmbito da sociedade.
Que conheça os seus direitos e deveres de cidadão e ser humano, que siga e os divulgue em nome da pluralidade cultural brasileira e mundial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

- PCNs: apresentação dos Temas Transversais.Secretaria de Educação Fundamental,Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.

- PCNs: Meio Ambiente e Saúde Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.

- PCNs: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário