VALORES. NÃO TEM PREÇO.
Idealizado por: Karla Fantinell
“A alma é uma borboleta...
Há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metomorfose...”
Rubem Alves.
Há um instante em que uma voz nos diz
que chegou o momento de uma grande metomorfose...”
Rubem Alves.
APRESENTAÇÃO
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação a vida pessoal e coletiva, para que ocorra uma convivência igualitária de plenitude e dignidade dentro das sociedades.
O compromisso com a construção da cidadania pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidade em relação a vida pessoal e coletiva, para que ocorra uma convivência igualitária de plenitude e dignidade dentro das sociedades.
Esse projeto pedagógico busca, em sua essência, tomar para si esse desafio atual e trabalhar o tema de valores, na intenção de procurar, tanto nas questões práticas do cotidiano quanto no confronto com a realidade social excludente, desenvolver o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social. Acreditamos que a valorização da família, da amizade e da escola sejam pré-requisitos indispensáveis nesse processo, posto que a formação de valores se origina e se consolida verdadeiramente nesses ambientes de convivência.
O art.3º da Constituição Federal diz que: construir uma sociedade livre, justa e igualitária; garantir o desenvolvimento nacional;erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Esses são fundamentos que cabe a escola transmitir e refletir com toda sua comunidade escolar, são direitos e deveres garantidos pela democracia.
JUSTIFICATIVA
O PCN Apresentação dos Temas Transversais e Ética volume 8 afirma: “... a reflexão sobre as diversas faces das condutas humanas devem fazer parte dos objetivos maiores da escola comprometida com a formação para a cidadania.”(p.32)
A cidadania não deve ser construída por vias burocráticas e esse desejo não deve ficar só no papel, nos livros, nos documentos, mas deve deixar de ser utopia e se tornar real, no convívio escolar. Deve fazer parte dos projetos escolares, da proposta pedagógica, do dia-a-dia. Essa meta deve ser seguida e conquistada por todos os educadores.
Por isso, percebemos que alguns valores e atitudes devem e podem ser trabalhados na escola, de preferência por todas as turmas e professores, para que todos “falem a mesma língua”, surtindo assim mais efeito. Através destas reflexões e observações, percebemos a necessidade deste projeto.
Há vários projetos de cidadania registrados para escolas públicas, que têm problemas com violência, desinteresse, vícios, indisciplina, etc. Este é um dos motivos que nos faz crer que todas as escolas devem levar a sério a sua missão de participarem na construção da cidadania dos educandos.
A escola não pode ser omissa do seu compromisso social e de transformação da sociedade.
OBJETIVOS
OBJETIVOS GERAIS
- Resgatar os princípios da convivência sociofamiliar e comunitária;
- Compreender os conceitos de respeito, justiça, dialogo e solidariedade;
- Valorizar e conhecer as transformações do corpo e da mente
- Conhecer e respeitar o direito de cada pessoa humana;
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Valorizar a família e as relações de amizade, revendo o ciclo de vida dos seres humanos e os tipos diferentes de família existentes na sociedade contemporânea.
- Refletir sobre a responsabilidade do futuro e o que é realmente importante para sua vida.
- Adotar atitudes de respeito e solidariedade pelas diferenças entre as pessoas;
- Compreender os direitos e deveres do ser humano, respeitando as normas e regras que fazer parte do ambiente escolar;
- Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer as transformações do seu corpo, valorizar e cuidar da sua saúde e mente;
- Regatar o respeito e a auto-estima identificando e expressando seus sentimentos;
- Respeitar as diversas manifestações da sociedade brasileira;
- Sensibilizar os educandos dos problemas recorrentes do preconceito e da discriminação.
OBJETIVOS GERAIS
- Resgatar os princípios da convivência sociofamiliar e comunitária;
- Compreender os conceitos de respeito, justiça, dialogo e solidariedade;
- Valorizar e conhecer as transformações do corpo e da mente
- Conhecer e respeitar o direito de cada pessoa humana;
OBJETIVOS ESPECIFICOS
- Valorizar a família e as relações de amizade, revendo o ciclo de vida dos seres humanos e os tipos diferentes de família existentes na sociedade contemporânea.
- Refletir sobre a responsabilidade do futuro e o que é realmente importante para sua vida.
- Adotar atitudes de respeito e solidariedade pelas diferenças entre as pessoas;
- Compreender os direitos e deveres do ser humano, respeitando as normas e regras que fazer parte do ambiente escolar;
- Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
- Conhecer as transformações do seu corpo, valorizar e cuidar da sua saúde e mente;
- Regatar o respeito e a auto-estima identificando e expressando seus sentimentos;
- Respeitar as diversas manifestações da sociedade brasileira;
- Sensibilizar os educandos dos problemas recorrentes do preconceito e da discriminação.
METODOLOGIA
O projeto será realizado durante todo o ano de 2010, com a participação efetiva de todos os professores e alunos desta unidade escolar.
serão utilizados diversos recursos no decorrer de cada etapa deste projeto como: as tecnologias (computadores, data show) com vídeos e slides, textos, cartazes, dramatizações, questionamentos, entrevistas, dinâmicas e brincadeiras, pesquisa na internet e na biblioteca, promover debates com uma ou mais turmas. Usar de varias formas as didáticas para alcançar os objetivos expostos neste projeto.
serão utilizados diversos recursos no decorrer de cada etapa deste projeto como: as tecnologias (computadores, data show) com vídeos e slides, textos, cartazes, dramatizações, questionamentos, entrevistas, dinâmicas e brincadeiras, pesquisa na internet e na biblioteca, promover debates com uma ou mais turmas. Usar de varias formas as didáticas para alcançar os objetivos expostos neste projeto.
RESULTADO ESPERADO
Espera-se que o aluno seja capaz de ter atitudes de responsabilidade, respeito, solidariedade em relação a si próprio, a sua família e a sua comunidade escolar. Que saiba buscar o diálogo para o entendimento do outro sem agressões, preconceitos ou discriminações. Construindo uma imagem positiva de si mesmo, o respeito próprio pela confiança em sua capacidade de escolher e realizar seu projeto de vida, assumindo posições segundo seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação no âmbito da sociedade.
Que conheça os seus direitos e deveres de cidadão e ser humano, que siga e os divulgue em nome da pluralidade cultural brasileira e mundial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
- PCNs: apresentação dos Temas Transversais.Secretaria de Educação Fundamental,Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.
- PCNs: Meio Ambiente e Saúde Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.
- PCNs: Pluralidade Cultural e Orientação Sexual Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, MEC/SEF, 3ª edição, 2001.
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