segunda-feira, 26 de agosto de 2013


APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ANTONIO OMETTO COM UMA COREOGRAFIA.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA APRESENTAÇÃO :TEACHER EVINHA E PROFESSORA CLÓRIS.
A APRESENTAÇÃO FOI EM HOMENAGEM AO CARIMBÓ NO SHOW DE TALENTOS-25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE MATUPÁ-MT NA CONCHA ACÚSTICA COM 10 PARTICIPANTES COM AS VESTES DE ACORDO COM A COREOGRAFIA.

Feminino

As meninas dançam descalças e com saias coloridas que vão até os pés muito franzidas e amplas. A saia normalmente possui estampas florais grandes. Blusas de cor branca, pulseiras e colares de sementes grandes. Os cabelos são ornamentados com ramos de rosas ou carmélias. Todos os dançarinos apresentam-se descalços. As blusas geralmente são de uma cor neutra para destacar na saia.

Masculino

Os homens dançam utilizando calças, geralmente brancas e simples, comumente com a bainha enrolada, costume herdado dos ancestrais negros que utilizavam a bainha da calça desta forma devido as atividades exercidas, como a exemplo, a coleta de caranguejos nos manguezais.

Ritual

A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia os homens vão em direção às mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando continuamente em torno de si mesmo, ao mesmo tempo formando um grande círculo que gira em sentido contrário ao ponteiro do relógio. Nesta parte observa-se a influência indígena, quando os dançarinos fazem alguns movimentos com o corpo curvado para frente, sempre puxando-o com um pé na frente, marcando acentuadamente o ritmo vibrante.
As mulheres, cheias de encantos, costumam tirar graça com seus companheiros segurando a barra da saia, esperando o momento em que os seus cavalheiros estejam distraídos para atirar-lhes no rosto esta parte da indumentária feminina.
O fato sempre provoca gritos e gargalhadas nos outros dançarinos.
O cavalheiro que é vaiado pelos seus próprios companheiros é forçado a abandonar o local da dança.
Em determinado momento da "dança do carimbó" vai para o centro um casal de dançadores para a execução da famosa dança do peru, ou "Peru de Atalaia", onde o cavalheiro é forçado a apanhar, apenas com a boca, um lenço que sua companheira estende no chão. Caso o cavalheiro não consiga executar tal proeza sua companheira atira-lhe a barra da saia no rosto e, debaixo de vaias dos demais, ele é forçado a abandonar a dança.
Caso consiga é aplaudido.
FOI MUITO PRAZEROSO CRIAR OS PASSOS E ENSAIAR OS ALUNO,A DISCIPLINA E A COLABORAÇÃO DE VIREM NOS ENSAIOS EM HORÁRIO ADEQUANDO AOS ALUNOS E TUDO DEU CERTO COM DISCIPLINA E DETERMINAÇÃO.OS AGRADECIMENTOS A DIRETORA E COORDENAÇÃO DE NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA REALIZAR ESTA APRESENTAÇÃO.OBRIGADA PRINCIPALMENTE AOS ALUNOS PELA COLABORAÇÃO SEM ELES NADA ACONTECERIA.EVA E CLÓRIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário