quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Projeto Alçando Vôo 2011


Projeto Alçando vôo

Coordenadora do Projeto:

Eliane Troleis.

Introdução

O Projeto ALÇANDO VÔO tem como objetivo fortalecer a auto estima, organização, disciplina, regras e limites de crianças e pré-adolescentes – meninos e meninas assistido na Sala Multifuncional da Escola Estadual Antonio Ometto, município de Matupá-MT. Realizaremos aqui breve relato sobre o funcionamento da Sala Multifuncional. A sala Multifuncional é um espaço da escola, onde deve ser realizado atendimento educacional especializado para alunos com necessidades especiais.

Os alunos com necessidades especiais são:

-Pessoa com deficiência auditiva;

-Pessoa com deficiência física;

-Pessoa com deficiência intelectual;

-Pessoa com deficiência visual;

-Pessoa com múltiplas deficiências (associação no mesmo indivíduo, de duas ou mais deficiências primárias: intelectual, visual, auditiva, física);

-Pessoa com condutas típicas (manifestações de comportamento típico de portadores de síndromes e quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos que ocasionam atrasos no desenvolvimento intelectual e prejuízos no relacionamento social);

-Pessoa com altas habilidades/superdotado, educando que apresentam desempenho e elevada potencialidade, isolados ou combinados, nos seguintes aspectos: capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica específica, pensamento criativo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade psicomotora.

Quanto ao atendimento prestado ao aluno na sala multifuncional, são desenvolvidas estratégias de aprendizagem de complementação curricular, utilizando procedimentos, equipamentos e matérias adequados às necessidades educacionais de cada aluno. O horário de atendimento ao aluno na sala multifuncional é o horário diferente daquele em que freqüenta a classe comum.

Justificativa

O Projeto ALÇANDO VÔO é uma parceria com a Base Aérea da Cachimbo consiste na visita realizada pelos alunos e alunas da sala multifuncional, pois se faz necessário estabelecer regras de utilização do espaço comum e de convivência, uma forma de aproximar os alunos. Ao mesmo tempo em que um acolhe o outra nas atividades em comum, é também acolhido, respeita e é respeitado. Percebemos que alguns de nossos alunos e alunas sentem-se inferiorizados por participar do contra turno na sala multifuncional, tem vergonha de serem visto dentro da sala e pedem pra manter a porta fechada. Sabemos que a baixa auto estima gera ansiedade, medo, desânimo, depressão e fobias afins. Gostaríamos de oferecer juntamente com esta parceria, um passeio fora do âmbito escolar, momentos e lembrança maravilhosa para vossas vidas, temos certeza que esta experiência contribuirá para elevar seu grau de auto estima.

Objetivo

- Refletir a cerca da importância do aluno da sala multifuncional, de ser incentivado, fazê-lo compreender que a capacidade de aprender é algo que todos têm e que ela se desenvolve a partir da busca da aprendizagem.

- Propiciar ações que seja relacionada com a vivência do cotidiano do aluno, considerando seus conhecimentos assimilados fora do espaço escolar como aprendizagem importante para a construção do conhecimento escolar, e também um aprendizado significativo para sua formação intelectual, emocional, pessoal e coletiva.

- Oportunizar novas experiências, novas vivências elevando sua auto estima, estabelecendo relações com uma situação nova, despertando curiosidade, alegria, bem estar.

- Utilizar atividades e desafios para os alunos e alunas da sala multifuncional, promovendo o seu desenvolvimento da autoconfiança.

- Estimular o desenvolvimento dos alunos e alunas da sala multifuncional, ampliando suas competências, confrontado-se com a quebra da rotina diária.

Metodologia

De acordo com o perfil do público-alvo desenvolvemos como metodologia:

- Visita a Base Aérea do Cachimbo;

- Visitar todo o complexo da Base Aérea;

- Trilha ecológica;

- Vôo panorâmico;

- Apresentação O subgrupamento equipado;

- Demonstrações operacionais da Unidade Aérea;



Projeto Alçando Vôo 2011

Escola Estadual Antônio Ometto gostaria de compartilhar da felicidade que os alunos e alunas da sala multifuncional, acompanhados pela coordenadora do projeto professora e psicopedagoga Eliane Troleis, professora colaboradora Magda Thais Pilger, monitoras: Ana Paula dos Santos e Zilda Viscarde, juntamentes com pais ou responsáveis pelos alunos e alunas, tiveram no último dia 21/10/2011, concretizando pelo segundo ano consecutivo o Projeto Alçando Vôo que oportunizou uma viagem ao Campo de Provas Brigadeiro Velloso (Base Aérea do Cachimbo). O Campo de provas Brigadeiro Velloso, localizado na Serra do Cachimbo é palco de treinamento para os Esquadrões Aéreos da Força Aérea Brasileira, sendo considerado o maior da América latina em treinamento de combate aéreo e terrestre, está localizado no sul do Pará, com uma área de 21.588 Km2.
Agradecemos de coração toda a equipe que nos recebeu, ao Sargento Nery e ao Suboficial Marco que nos acompanhou em todo o passeio, por todo seu empenho para que esta viagem de fato acontecesse, pela magnífica palestra no auditório sobre a importância da Força Aérea Brasileira, as ações que são desenvolvidas para que o espaço Aéreo Brasileiro fique muito bem protegido. Após tivemos a oportunidade de conhecer as instaçlações novas da Usina, bem como a Cachoeira do CTA, um lugar encantador, no qual tiramos belíssimas fotos, para eternizar este momento especial. Em seguida tivemos a honra de acompanhar a soltura na natureza de uma JIBÓIA realizado pela representante do IBAMA (Instituto Brasileiro Do Meio Ambiente), com o objetivo a desmistificação das serpentes não peçonhentas, assim como um trabalho de educação ambiental. Em seguiida fomos convidados a recepcionar um avião que desceria para abastecer, o que foi uma festa para todos os nosssos alunos e alunas, logo após fomos convidados a saborear um delicioso almoço, após fomos deslocados até a Área Operacional para conhecer os ambientes do, DTCEA-CC e BOMBEIROS, ficamos surpresos pelas inúmeras atividades desenvolvidas neste local e a tamanha importância com o objetivo de que todos que vivem no território nacional possa ficar em segurança. Em seguida retornamos a área administrativa, agradecemos o passeio inesquecível, que com certeza ficará em nossa memória os momentos agradáveis que passamos juntos cujo aqueles (novos amigos) a missão é proteger e servir o povo brasileiro. Gostaríamos de agradecer especialmente a nossa diretora que não mediu esforços para que este projeto fosse realizado, sabemos que é preciso trabalhar juntos, crescer juntos, e aprender a fazer parte de um time.
 



                              



















Nenhum comentário:

Postar um comentário