quinta-feira, 19 de maio de 2011

Premiação do Aluno Bruno Colvero dos Santos (2ª fase do 3º Ciclo) da Escola Estadual Antonio Ometto de Matupá O é o 1º Colocado do Estado de Mato Grosso no 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas realizado pela Empresa de Correios e Telégrafos.

http://www.youtube.com/watch?v=f-xu55-7ZLA&feature=feedwll





O Aluno Bruno Colvero dos Santos (2ª fase do 3º Ciclo) da Escola Estadual Antonio Ometto de Matupá é o 1º Colocado do Estado de Mato Grosso no 40º Concurso Internacional de Redação de Cartas realizado pela Empresa de Correios e Telégrafos. A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no dia de ontem 05/05/11 no Centro de Formação de Professores de Matupá e contou com a presença da Diretora do CEFAPRO Luciene de Lima Veloso,  de professores da escola e 250 alunos que prestigiaram o evento de entrega de premiação. O Diretor Regional dos Correios de Sinop Sr.  Enfatizou a importância da participação do aluno no concurso. A Responsável pela Agência de Correios local, Rosi afirmou estar muito feliz por ter sido escolhido um texto de um aluno de uma escola de Matupá.
            Eliane Troleis, professora da Sala de Recurso Multifuncional enfatizou o quanto Bruno tem superado as limitações e como ele tem feito a diferença na escola. Em seu discurso a diretora Maríndia Becker elogiou os Correios pela iniciativa de realização do Concurso que incentiva os alunos a redigirem cartas e da importância do tema sobre árvores, enfatizou a brilhante participação do aluno que tem conquistado um grande avanço em seu processo de ensino-aprendizagem, vencendo limitações e fazendo a diferença para a escola e certamente a escola também tem feito a diferença na vida do educando e especialmente sua professora da Sala de Recurso Multifuncional Eliane Aparecida Troleis que trabalha com o aluno desde o ano passado.
            Na carta à Presidenta Dilma Rousseff, o aluno escreveu como se fosse uma árvore (exigência do regulamento do concurso), conforme alguns trechos da carta:  “Eu sou a Castanheira-do-Pará, meu nome escolhido pelos cientistas é Bertholletia, sou da família botânica Lecythidaceae. Moro no Brasil, na Região Amazônica. Os humanos e a cutia adoram as minhas castanhas. A cutia come as castanhas, enterra as que sobram formando os castanhais. Minha missão de árvore é evitar enchentes, graças as minhas raízes que infiltram na terra deixando a terra firme e dura prevenindo para quando a chuva chegar minhas raízes não deixem a terra se partir em pedaços e se minhas raízes morrerem a terra ficará fofa e cheia de rachaduras e eu árvore estabeleço dunas de areia que protegem as áreas costeiras... As amigas castanheiras que escaparam do fogo e que vivem isoladas nos pastos estão sofrendo muito com o vento forte que nos bate e derruba. E quando estamos juntas unidas formamos uma barreira que quando o vento bate desvia em qualquer direção... Quando você corta várias árvores estará acabando com o oxigênio e a biodiversidade, destruindo milhares de pássaros, destruindo um sistema natural e acabando com o espaço dos animais... O homem deveria seguir o exemplo dos índios amando e preservando a natureza. Abraços Castanheira-do-Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário