quinta-feira, 31 de outubro de 2013

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. 3ª FASES MATUTINO E VESPERTINO.

O esqueleto humano tem como função principal proteger determinados órgãos vitais, como, por exemplo, o encéfalo, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno. Os ossos também realizam a produção das células sanguíneas.
Os ossos do corpo humano variam de formato e tamanho, sendo o maior deles o fêmur, que fica na coxa, e o menor o estribo que fica dentro do ouvido médio. É nos ossos que se prendem os músculos, por intermédio dos tendões.
O esqueleto feminino difere um pouco do masculino, como, por exemplo, na pélvis, cujo formato favorece a saída de um bebê do útero da mãe.
Fazem parte também do esqueleto humano, além dos ossos, os tendões, ligamentos e as cartilagens.
Funções em geral dos ossos incluem sustentação do corpo, locomoção, proteção dos órgãos vitais (como o coração, pulmão e encéfalo), produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

http://www.auladeanatomia.com/osteologia/axial.jpg



Professora de Ed. Física: Rogéria Pedroso









Jogos e brincadeiras para as aulas de Educação Física e Recreação

Jogos e brincadeiras educativas recreativas tem como objetivo principal criar as condições necessárias para o desenvolvimento integral das pessoas, além de promover a participação de forma coletiva e individual em ações que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas; possui ainda o caráter educacional, auxiliando na preservação da natureza e na afirmação dos valores imprescindíveis à convivência social e profissional.
Assim sendo a professora procurou espaços na escola e juntamente com seus alunos para diversificar as recreações com que todos ao mesmo tempo estivessem praticando atividades e assim melhor socializando.




Professora Rogéria Pedroso com jogos diferentes jogando com seus alunos e melhorando assim a socialização entre ambos.

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Produção de fantoches com a 2º fase “D” (E.E. Antonio Ometto) para desenvolvimento da oralidade e escrita

O objetivo foi mostrar técnicas de confecção de fantoches a partir de caixas tetra pak sendo que as características de cada personagem/fantoche escolhido por cada aluno (a) foi feita com E.V.A, lã e barbante esses foram utilizados como recursos pedagógicos para o desenvolvimento da oralidade e escrita, pois os alunos(as) produziram seus  textos em grupo  e  encenaram a narrativa para todos os colegas da turma (anteriormente tinham sido trabalhados os elementos de uma narrativa pela professora).
A atividade foi muito atrativa, pois desenvolveu a criatividade, o interesse pela oralidade e escrita, bem como a interação entre os alunos. Paulo Freire (Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa.  22ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 2002)vem ao encontro do papel do professor na aprendizagem das crianças ao afirmar que “saber que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.” Ou seja, o professor pode ter um meio, através do lúdico de proporcionar essa construção e/ou produção do conhecimento pelas crianças. Portanto, com a realização dessa atividade busquei criar condições de construção da oralidade e escrita utilizando-se da ludicidade como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem.






PROFESSORA MARINDIA BECKER



DIA DA CRIANÇA: GINCANA ESTUDANTIL.



TABELA DE PROVAS.

QUEBRA CABEÇA DE PORTUGUÊS
OS ALUNOS TEM 8 MINUTOS PARA MONTAR O QUEBRA CABEÇA AQUELE QUE CONCLUIR OU MONTAR MAIS PEÇAS GANHARÃO A PROVA.


CADA EQUIPE ERA DIFERENCIADAS POR CORES DIFERENTES E DE ACORDO COM SUAS FASES.








NA PROVA DO QUEBRA CABEÇA DE INGLÊS A MESMA COISA POREM QUE COMPLETASSE A PROVA INTEIRA GANHARIA A PROVA.
O OBJETIVO DA DESSAS PROVAS  DESENVOLVER O RACIOCÍNIO LÓGICO E HABILIDADES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM SALA DE AULA DE UMA FORMA LÚDICA E BRINCANDO.






A TERCEIRA PROVA FOI CONTANDO HISTÓRIA;
UM BALDE GRANDE CHEIO DE OBJETOS O REPRESENTANTE DE CADA EQUIPE ESCOLHIDO PELO LÍDER DE TURMA VAI CONTAR DE ACORDO COM CADA OBJETO RETIRADO DO CESTO E ELABORANDO A HISTÓRIA A MELHOR E BEM ELABORADA GANHARÁ A PROVA,DESENVOLVENDO HABILIDADES DE CONVENCER OS JURADOS COM A SUA CRIATIVIDADES.
  























PROVA DA MINHOCA:
UM REPRESENTANTE DE CADA EQUIPE DEITADO NO CHÃO VAI ROLAR ATÉ A MARCA E VOLTA DESENROLANDO QUEM CHEGAR PRIMEIRO GANHA A PROVA.






DANÇA DAS CADEIRAS : COORDENAÇÃO MOTORA.


PROVA DANÇA DA CADEIRA: 
AGILIDADE E RAPIDEZ.















PROVA DA CORDA: EQUILÍBRIO CONCENTRAÇÃO E HABILIDADE. 







A EQUIPE GESTORA DA ESCOLA AGRADECE DESDE JÁ A COLABORAÇÃO DAS SERVIDORAS  E SERVIDORES DE TODA A ESCOLA QUE NOS AJUDARÃO A REALIZAR ESTA DESCONTRAÇÃO COM BRINCADEIRAS SOCIALIZANDO A TODOS.OBRIGADA.




GINCANA NO PERÍODO VESPERTINO: 
A GINCANA OCORREU DA MESMA FORMA COM AS BRINCADEIRAS COM FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES.







GOSTARÍAMOS DE AGRADECER A TODOS DO PERÍODO VESPERTINO PELA CONTRIBUIÇÃO E QUE TUDO OCORREU MARAVILHOSAMENTE BEM.