segunda-feira, 26 de agosto de 2013


APRESENTAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA ANTONIO OMETTO COM UMA COREOGRAFIA.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA APRESENTAÇÃO :TEACHER EVINHA E PROFESSORA CLÓRIS.
A APRESENTAÇÃO FOI EM HOMENAGEM AO CARIMBÓ NO SHOW DE TALENTOS-25 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DE MATUPÁ-MT NA CONCHA ACÚSTICA COM 10 PARTICIPANTES COM AS VESTES DE ACORDO COM A COREOGRAFIA.

Feminino

As meninas dançam descalças e com saias coloridas que vão até os pés muito franzidas e amplas. A saia normalmente possui estampas florais grandes. Blusas de cor branca, pulseiras e colares de sementes grandes. Os cabelos são ornamentados com ramos de rosas ou carmélias. Todos os dançarinos apresentam-se descalços. As blusas geralmente são de uma cor neutra para destacar na saia.

Masculino

Os homens dançam utilizando calças, geralmente brancas e simples, comumente com a bainha enrolada, costume herdado dos ancestrais negros que utilizavam a bainha da calça desta forma devido as atividades exercidas, como a exemplo, a coleta de caranguejos nos manguezais.

Ritual

A dança é apresentada em pares. Começa com duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Quando a música inicia os homens vão em direção às mulheres, diante das quais batem palmas como uma espécie de convite para a dança. Imediatamente os pares se formam, girando continuamente em torno de si mesmo, ao mesmo tempo formando um grande círculo que gira em sentido contrário ao ponteiro do relógio. Nesta parte observa-se a influência indígena, quando os dançarinos fazem alguns movimentos com o corpo curvado para frente, sempre puxando-o com um pé na frente, marcando acentuadamente o ritmo vibrante.
As mulheres, cheias de encantos, costumam tirar graça com seus companheiros segurando a barra da saia, esperando o momento em que os seus cavalheiros estejam distraídos para atirar-lhes no rosto esta parte da indumentária feminina.
O fato sempre provoca gritos e gargalhadas nos outros dançarinos.
O cavalheiro que é vaiado pelos seus próprios companheiros é forçado a abandonar o local da dança.
Em determinado momento da "dança do carimbó" vai para o centro um casal de dançadores para a execução da famosa dança do peru, ou "Peru de Atalaia", onde o cavalheiro é forçado a apanhar, apenas com a boca, um lenço que sua companheira estende no chão. Caso o cavalheiro não consiga executar tal proeza sua companheira atira-lhe a barra da saia no rosto e, debaixo de vaias dos demais, ele é forçado a abandonar a dança.
Caso consiga é aplaudido.
FOI MUITO PRAZEROSO CRIAR OS PASSOS E ENSAIAR OS ALUNO,A DISCIPLINA E A COLABORAÇÃO DE VIREM NOS ENSAIOS EM HORÁRIO ADEQUANDO AOS ALUNOS E TUDO DEU CERTO COM DISCIPLINA E DETERMINAÇÃO.OS AGRADECIMENTOS A DIRETORA E COORDENAÇÃO DE NÃO MEDIU ESFORÇOS PARA REALIZAR ESTA APRESENTAÇÃO.OBRIGADA PRINCIPALMENTE AOS ALUNOS PELA COLABORAÇÃO SEM ELES NADA ACONTECERIA.EVA E CLÓRIS.

PROFESSORA GEDÁLIA: TEMA DA AULA CÉLULA VEGETAL.

LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS. 1ª FASE F VESPERTINO.



1. Membrana celular. É formada por uma camada dupla de fosfolipídios, com colesterol e proteínas. É uma capa dinâmica e flexível, na qual podem ser formadas vesículas para englobar substâncias; essas vesículas podem se unir a outras no interior da célula. Substâncias podem atravessar a membrana celular por simples difusão (como o gás oxigênio) ou mediante transporte ativo, com consumo de energia.
2. Citosol. Fluido que ocupa o citoplasma; imersos nele encontram-se os orgânulos celulares.
3. Núcleo. Delimitado por um envoltório nuclear, no interior do núcleo há o nucléolo e os filamentos de material genético.
4. Retículo endopiasmático. Conjunto de membranas que formam sáculos e tubos conectados entre si com a membrana celular e o envoltório nuclear. Há dois tipos: o RE rugoso, que tem ribossomos, e o RE liso, sem eles. Transporta, armazena e modifica proteínas e lipídios pela célula.
5. Complexo golgiense. Conjunto de cinco a dez sáculos achatados. Realiza secreção celular.
6. Centríolos. Presentes em células animais e ausentes em plantas mais complexas, são formados por tubos de proteínas; estão relacionados à organização do citoesqueleto e aos movimentos (cílios e flagelos).
7. Vesículas. Estruturas membranosas pequenas que transportam substâncias, podem se unir à membrana e eliminar seu conteúdo para fora da célula.
8. Ribossomos. Pequenos orgânulos cuja função é produzir proteínas. Na ilustração, aparecem formando cadeias.
9.  Citoesqueleto. Filamentos proteicos que constituem uma rede, dão forma à célula e participam do transporte de substâncias.
10. Mitocôndrias. Encarregadas de realizar respiração celular, um conjunto de reações químicas mediante as quais a célula obtém energia.
Algumas células animais também possuem estruturas relacionadas com movimento (cílios ou flagelos), que não existem em plantas mais complexas.
  

Célula Vegetal

Elas constituem o organismo das plantas. Células vegetais têm uma parede celular que recobre sua superfície, proporcionando proteção e resistência. No citoplasma, abrigam orgânulos exclusivos delas, os cloroplastos, responsáveis pela fotossíntese.

Estruturas únicas das células vegetais:

Parece celular: a parede das células vegetais é uma parte essencial delas, além de ser um elemento diferenciador em relação às células animais. Tem funções de proteção e sustentação. Embora seja formada por celulose, há casos em que se apresenta impregnada com uma substância mais rígida, a lignina. Isso ocorre em muitas células componentes da madeira do tronco das árvores. Em razão de sua presença na parede das células vegetais, a celulose é, sem dúvida, o polissacarídio mais abundante na Terra.
Além da parede celular, as células vegetais caracterizam-se pela presença de orgânulos chamados plastos (ou plastídios) e pela existência de grandes vacúolos.
Os plastos são característicos de células vegetais e das algas; podem ser de vários tipos e realizam muitas funções. Os amiloplastos, por exemplo, são importantes, pois armazenam amido como substância de reserva. Os plastos mais importantes, contudo, são os cloroplastos, os orgânulos que realizam fotossíntese. Têm um pigmento verde, a clorofila, substância-chave na captação de luz solar. A maioria das plantas é verde em razão da presença desse pigmento. As células vegetais também se distinguem das animais pela presença de estruturas com forma de bolsas, os vacúolos, que podem apresentar grande volume.
Os vacúolos armazenam substâncias (água, moléculas orgânicas, substâncias residuais). A célula vegetal adulta tem a presença de um único vacúolo central e o núcleo deslocado para a periferia.

As partes de uma célula vegetal:

De modo semelhante ao das células animais, nas células vegetais podem-se distinguir três partes.
A membrana é muito parecida com a das células animais e apresenta as mesmas funções, ainda que esteja recoberta pela parede celular. A rigidez dessa cobertura complexa exige mecanismos de união e comunicação entre as células vegetais que constituem um tecido.
O citoplasma contém diversos orgânulos e é preenchido pelo fluido chamado citosol.
No interior celular encontra-se o núcleo, que realiza exatamente as mesmas funções desempenhadas pelo núcleo das células animais.

ESTRUTURA DE UMA CÉLULA VEGETAL:

As partes de uma célula vegetal
1. Conjunto de membrana celular e parede celular. Na ilustração, aparecem também as paredes das células vizinhas, assim como as estruturas que permitem a união das células e a passagem de determinadas substâncias entre elas.
2. Citosol. Fluido que ocupa o citoplasma, similar ao das células animais. Em razão da existência do grande vacúolo, o espaço ocupado pelo citosol é proporcionalmente menor em determinadas células vegetais.
3. Vacúolo. É uma grande vesícula que armazena substâncias. Por exemplo, na epiderme da laranja, o vacúolo acumula o óleo essencial responsável pelo odor característico do fruto. Em outros casos, simplesmente armazena água. Nas células animais, encontram-se pequenas vesículas, envolvidas com empacotamento de materiais, seu transporte e secreção.
4. Cloroplastos. São orgânulos com uma membrana que os separa do citoplasma e em cujo interior há acúmulos de sáculos formados também por membranas; nesses sáculos encontra-se a clorofila. Os cloroplastos estão presentes em células de partes verdes das plantas - folhas e caules jovens - e não são encontrados em outras regiões da planta. Em órgãos destinados a armazenar reservas (como os tubérculos das batatas), os plastos presentes são chamados amiloplastos, orgânulos especializados em acumular glicídios na forma de amido.
5. Complexo golgiense. Conjunto de cinco a dez sáculos achatados, com as mesmas funções principais executadas nas células animais.
6. Mitocôndrias. Como ocorre em células animais, esses orgânulos encarregam-se da respiração celular.
A diferença é que, nas células vegetais, os glicídios que participam das reações da respiração celular provêm do metabolismo autótrofo e não da matéria orgânica conseguida no ambiente.

7. Retículo endoplasmático. Com as mesmas funções que desempenha em células animais, também se distinguem o retículo endoplasmático liso e o rugoso. No rugoso, aderidos às membranas encontram-se ribossomos, cuja função é a síntese de proteínas.
8. Núcleo celular. De mesma estrutura e função que nas células animais. Em células vegetais, não se encontra no centro celular, mas deslocado para a periferia, como conseqüência do crescimento do vacúolo.
Acima está outro modelo de uma célula vegetal. É importante lembrar que cada tipo célula possui uma diferente estrutura. 

PROFESSORA CHERLAN: TEMA DA AULA. LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS.

 SEPARAÇÃO DE MISTURAS,REAÇÕES ÁCIDOS BÁSICOS.



APÓS A PROFESSORA FAZER A INTRODUÇÃO DO CONTEÚDO EM SALA DE AULA TODOS OS ALUNOS FORAM PARA O LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS PARA FAZER A EXPERIENCIA COM O MESMO TEMA ABORDADO EM SALA DE AULA.

O dia das mães os alunos juntamente com seus filhos os professores e funcionários da Escola Antonio Ometto se reunirão para comemorar com um breakfest vespertino com apresentações e desfiles e foram presenteados com lembranças arrecadados pela escola e bingo para todas as mães.Uma grande festa para socializar juntamente com seus filhos e funcionários da Escola.

OS ALUNOS FIZERAM AS MENSAGENS NOS CORAÇÕES DE E.V.A BEM COLORIDOS E A DECORAÇÃO FOI TODA NO MESMO TEMA ELES PARTICIPANDO COLABORANDO COM BISCOITOS DE ÁGUA E SAL E REFRIGERANTES  E PATES.UMA LINDA FESTA PARA PRESENTEAR E HOMENAGEAR -LAS COM MUITO CARINHO.






PAINEL COM TODOS OS CORAÇÕES COM A MENSAGEM DE CADA ALUNO..


MÃE FOI SORTEADA NO BINGO.
O ALUNO FEZ UMA HOMENAGEM CANTANDO UMA CANÇÃO.
ALUNOS DA 2ªFASE APRESENTARAM UMA MÚSICA PARA AS MÃES.
MAIS UMA MÃE GANHA PRÊMIOS.
MAIS UMA MÃE GANHA PRESENTE.

ALUNOS DA 3ª FASE HOMENAGEIA AS MÃES COM POESIA.

FILHA IMITA A MÃE VESTINDO SUAS ROUPAS PARA HOMENAGEAR E DIZER O QUANTO  É IMPORTANTE PARA ELA NA VIDA.

GOSTARÍAMOS DE AGRADECER PELO CARINHO E A PRESENÇA NESTE DIA QUE PREPARAMOS PARA TODAS AS MÃES DE NOSSOS ALUNOS.OBRIGADO.


PALESTRA DO DIREITO DO CONSUMIDOR.
PROCON-PALESTRANTE  MAUREL DE CUIABÁ-MT






A palestra foi direcionada aos alunos da 1ª fase da 2ªfase e 3ª fase para obter mais informações sobre os direitos do consumidor o poder ajudar em casa a alertar e procurar seus direitos no Procon e onde tem  um mais perto do nosso município e ter mais informações sobre validade de produtos.Utilizou uma linguagem 
adequada aos nossos alunos e revistinhas de orientação com jogos e contendo as informações.










segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Professora Clóris:
Piquenique , desenvolvendo a leitura poesia,poemas.
Os conteúdos foram trabalhados em sala de aula após socializados no pátio da escola através de declamações e da arte musical.
Laboratório de Ciências: Professora Tatiana.

Misturas Homogenias e Heterogenias 3ª fase


.



Os conteúdos trabalhados em sala de aula após desenvolvidos no laboratório de ciências.